quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não quero mais ter medo disso...

Bom pessoal,

Não tinha feito mais atualizações por que achei que ninguém estava entrando no blog. Mas houve um comentário anônimo animador! :)

Voltando ao assunto...

Bom, quando estou com aqueles pensamentos insistentes, ansiosos e ruins vi que é melhor não evitar o pensamento, por que isso só posterga o problema. Não quero ter mais medo “disso”, então tenho que solucionar isso. Geralmente eu tento avaliar meus pensamentos e tirar minhas dúvidas com minha psicóloga e meu psiquiatra, que me ajudam muito a desmistificar meus medos. Como por exemplo, um medo que levou a minha última crise foi medo de perder o controle (já que quem tem transtornos de ansiedade, acha que não está no total controle da situação) e de fazer algo ruim pra mim mesma.

Então, o que fiz?

1º - Vi que esse é um sintoma comum de quem tem Síndrome do Pânico, então está tudo bem, pois, era possível que eu pensasse isso. Minha psicóloga me mostrou em um livro que pessoas ansiosas acham que algo terrível, catastrófico, trágico pode estar pra acontecer com eles.  Logo, esses pensamentos são minha ansiedade falando.

2º - Meu psiquiatra falou que quem perde o controle não tem medo de perder, nem pensa nisso na realidade. Se eu tenho esse medo, é por que estou no controle.

3º - Além disso, meu psiquiatra passou um remédio ansiolítico pra momentos de pique de ansiedade, que Graças a Deus, tenho conseguido controlar muito mais. E esse tipo de remédio inibe a criatividade patológica (ou seja, aquela criatividade descontrolada proveniente do transtorno). Então, eu também observei que às vezes que tomei o remédio, pude avaliar melhor meus pensamentos. O que enfatiza o que já disse no primeiro ponto -> ...esses pensamentos são minha ansiedade falando.

Sei que não é num passe de mágica, geralmente o pensamento fica voltando e você tem que ficar lembrando que aquele medo não é racional...até que a ansiedade com relação aquilo comece a passar. Mas vocês tem algo melhor a fazer do ultrapassar seus obstáculos?

Por hoje é isso pessoal..
Preciso voltar ao trabalho!

Beijos e fiquem com Deus.