segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Terapia!

Boa noite, ansiosos de plantão!

        Antes de falar sobre qualquer coisa, queria dizer que estou bem melhor desde que fui pra o psiquiatra novamente. Recomendo, a qualquer um que vier falar comigo, à procurar ajuda especializada, pois faz muito bem! Continuando.. pedi a ele uma indicação de psicólogo, pois quero fazer terapia. Sendo mais específica, quero fazer a Terapia Cognitivo Comportamental.

         Ainda nem comecei a fazer a terapia, mas como sou extremamente curiosa, já procurei saber do que se trata. Aproveito aqui também pra falar disso em "homenagem" a uma das pessoas que deixou um recadinho recentemente no blog e esclarecer como funciona o tratamento. Então vamos lá...

           "A teoria cognitiva pode ser entendida como uma “teoria das teorias” que as pessoas possuem sobre a sua realidade, ou seja, uma teoria sobre as influências que as construções particulares de significado da realidade têm no comportamento mal-adaptativo de pessoas que apresentam algum transtorno."

            "Cognitivo" significa "aprendizado pessoal", então podemos dizer em palavras simples que é  relativo a como você entende o meio e o quanto ele influência você. Todos que já passaram ou passam pelo transtorno de ansiedade e SP sabem o quanto distorcemos a realidade por conta do medo. Isso se deve à algum fato do passado, do presente ou até à uma predisposição do indivíduo à ansiedade e é justamente isso que a terapia vai tentar desvendar. Esse tratamento, que foi desenvolvido na década de 50, se tornou um dos mais usados no mundo e vem apresentando resultados bastante satisfatórios. 
     
         "A teoria que embasa a terapia cognitiva propõe simplificadamente que a maneira como representamos a realidade ativa motivações, emoções e processos cognitivos associados que, por sua vez, influenciam as nossas ações, ou seja, dependendo da maneira como interpretamos aspectos da nossa realidade, teremos, por exemplo, reações emocionais diferenciadas que nos induzirão a tomar diferentes cursos de ação. Ao longo de nossas histórias de vida, formamos diferentes estruturas de significado (esquemas) que por sua vez influenciarão a maneira como interpretaremos a realidade e formaremos novos esquemas. A terapia cognitiva afirma que os esquemas disfuncionais resultantes desta história de vida são comuns a todos os transtornos mentais e que a modificação destes esquemas costuma resultar em mudanças no humor e no comportamento das pessoas."

             Essa terapia tenta ajudar a pessoa a compreender de forma mais realística suas difi­culdades, desmistificando suas interpretações catastróficas e assim obter uma sensação de mais domínio e controle sobre o pro­blema.  Além disso, há alguns exercícios que buscam que o paciente possa comprovar a veracidade do que lhe está sendo compartilhado.

              Bom, acho que deu pra entender como é na prática essa terapia. Assim que começar a fazer, vou postando coisas sobre o tratamento.

Pra quem tiver interesse em ler mais coisas, tirei esses trechos do site: http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/04/o-que-e-a-terapia-cognitiva/  

Outro site legal é http://www.marciacopetti.com.br/artigos/artigos.php?id_artigo=4


Por hoje é só! Beijos e fiquem com Deus!